domingo, 30 de janeiro de 2011

Braceletes/Pulseiras feitos em Tear de Bijuterias!

E aí pessoal, tudo bem!
Hoje vou mostrar algumas pulseiras feitas no tear de bijuterias.
Esse tear descobri na internet depois de muito "garimpo"! Ele é super prático e também permite a confecção de faixas. Basta trocar as barras laterais.
O material utilizado para essa pulseira foi: fio encerado (fio do urdume); fio de nylon 0,25 (fio da trama) e miçanguinhas. Para o fecho usei dois terminais grandes; elos grandes e um fecho mosquetão médio (que esqueci de incluir na foto!!).
      Escolhi um motivo simples. Nessa foto um close do processo de produção. 
Gráficos de ponto cruz também podem ser transformados em belos motivos para serem confeccionados no tear.
Esse link http://www.beadtool.net/download.html leva vocês para um programa que permite criar seus próprios gráficos, tem uma versão simplificada grátis para dowload. Essa dica eu encontrei lá no blog da querida Mariana Espindola Kirkpatrick!
Aqui a peça finalizada! E como me interessa tudo relacionado ao artesanato, gosto de misturar técnicas.  Quando planejei essa peça, resolvi que iria terminá-la utilizando macramê: um trabalho manual bastante conhecido e apreciado, que proporciona inteira liberdade de criação, sem restrição a modelos preestabelecidos.
A palavra macramê significa nó e a origem da palavra provavelmente vem do árabe migramah que significa franja ornamental. É uma arte que iniciou na pré-história e foi difundida por marinheiros que utilizavam a técnica para criar objetos marítimos.
Para vocês terem uma idéia de como fica no pulso.
Outros modelos que fiz!
Acho fascinante a infinita possibilidade de motivos e materiais que podemos criar e utilizar.
Essa é uma faixa de cabelo feita em tear, porém esta não fui eu que fiz, mas queria mostrar pra vocês! Comprei numa feira muito legal, num estande do Equador, uma senhora e seu esposo, ele era o responsável pela execução dos projetos lindos e ela pela venda! Uma pena que não fiquei com nenhuma referência deles!

Você quer saber um pouco mais sobre Tear?

A tecelagem é conhecida por ser uma das formas de artesanato mais antigo ainda presente nos dias de hoje.
De forma mais didática possível: Tecelagem é o ato de tecer, entrelaçar fios de trama (transversal) e urdume, ou urdidura, (longitudinal) formando tecidos.
Ninhos de pássaros ou teias de aranhas podem ter servido de inspiração para nossos antepassados, que usavam o princípio da tecelagem entrelaçando pequenos galhos e ramos para construir barreiras, escudos ou cestas. E a partir desse conhecimento, provavelmente, passaram a utilizar novos materiais para produzir os primeiros tecidos rústicos, chegando assim ao vestuário.
É preciso destacar que os estudiosos ainda não definiram a data exata em que nossos ancestrais deixaram as peles e passaram a se vestir utilizando fibras entrelaçadas.
Já o primeiro tear foi algo tão simples quanto uma estrutura vertical construída de galhos. E aos Gregos é atribuída a transferência do tear de posição vertical para a horizontal, e aos Egípcios a fixação dos fios de urdume de modo a facilitar o entrelaçamento dos fios.

Estrura de um tecido plano.




Dicas para usar o tear de miçangas:

Basicamente o tear de miçangas consiste de uma armação que permite manter uma quantidade de fios, denominado de urdume, esticados e eqüidistantes um do outro.

Obrigada pela visita e até a próxima! 
Um beijo no coração de todos e voltem sempre!





Fonte: MOOI, Hetty. Makramee Ideen.
            http://pt.wikipedia.org
        

18 comentários:

  1. Oi lindona vi vc lá no blog SóBrincos e vim conhecer o seu cantinho e achei muito bacana..Adorei a pulserinha de miçangas belo trabalho...
    Estou te seguindo ,te convido a conhecer o meu cantinho tbm e se gostar de lá fique tbm..
    Beziquinhos doces...
    http://drikabello.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Lindona dorei ver vc no meu humilde cantinho tbm obrigada...
    Beziquinhos doces...
    http://drikabello.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. Nossa Re que legal, adorei a dica do livro eu gosto muito e últimamente tenho lido mais ainda...Obrigada pela visitinha lindona ...
    Beziquinhos doces...
    http://drikabello.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. Olá, Renata
    Obrigada pela visita e recadinho.
    Muito legais seus trabalhos e, com PAP, melhores ainda.
    Também sou autodidata (xereta, como costumo dizer rsrs) e adoro aprender coisas novas.
    Vou passar sempre por aqui, viu?
    Boa semana.
    bjoooo
    Eliana

    ResponderExcluir
  5. OiRenata
    Prazer enorme receber sua visita - Seja muito bem vinda viu?!
    Adorei seu trabalho. Tem personalidade e estilo. Não acho que qualquer pessoa pode produzir tão fácil trabalhos em tear. Tem toda uma técnica...um projeto... Você esta de parabéns mesmo suas peças são de encher os olhos.
    bj
    yvone

    ResponderExcluir
  6. Oi Renata adorei receber a sua visitnha no meu cantinho, adorei conhecer seus trabalhos, são lindos, eu apaixonei por conta desse calor que esta fazendo eu não estou muito animada em fazer os pontinhos ou outros trabalhinhos eu tenho que tirar fotos de 2 trabalhos prontos, mas é que quero colocar o porta chave no lugar primeiro e até hoje o marido não fez ainda, espero essa semana ela coloca pra mim, pois tem que usar a tal da furadeira, já tentei mexer com isso, mas ela não gostou muito de mim....rs
    Parabéns seus trabalhos são divinos.
    Procurei o link para eu te seguir não enconrei, ou a minha internet está tão boa que não acaba de abrir os cantinhos do blog...rs

    beijos vou sempre passar aqui para ver as suas obras maravilhosas.

    ResponderExcluir
  7. Olá garota, vim retribuir a visita e fiquei encantada com suas criações. Parabéns e sucesso! bjs Cris

    ResponderExcluir
  8. OIE!! Gostei muito do blog, parabéns! Tear é algo que muito me interessa!Pretendo um dia começar a fazer coisas do tipo!!!
    Abraçooo

    Flavio- blog Casa,coisas e tal

    ResponderExcluir
  9. Olá cara amiga Renata!!!
    Desejo-lhe um Feliz Dia da Mulher, o mundo decerto seria bem diferente, e para melhor, se comandado por mulheres!!!
    Beijinhos, Zé Maria

    ResponderExcluir
  10. Olaááááááááá!!! Mas que espectáculo esse Tear Renata!!! Eu que pessoalmente sou um zero à esquerda em costura e agulhas e afins, apesar de o Tear ser um outro departamento, fiquei completamente entusiasmado com a peça!!!
    Brilhante!!! Vou indagar mais a respeito,,, muito agradecido pela dica!!!
    Agradeço ainda sua visita e carinhoso comentário no meu blogue, espero revê-la muitas vezes, beijinhos, Zé Maria

    ResponderExcluir
  11. Aos meus queridos amigos e amigas que deixaram seus comentários aqui neste blog, quero agradecer do fundo do coração: MUITO OBRIGADA! Pra mim é um grande incentivo receber estes recados carinhosos de pessoas tão talentosas como vocês! Vou continuar, com dedicação e disciplina, este trabalho que eu amo realizar!! Muitos beijos no coração de todos!! E sucesso para todos nós! E vamos continuar interagindo, pois assim evoluiremos juntos!!

    ResponderExcluir
  12. Boa noite,Renata! Gostei demais das suas pulseiras! Tenho um tear quadrado de 20 pregos no qual, teço as minhas! Parabéns pelo blog! Felicidades! jbaptistaneto@uol.com.br

    ResponderExcluir
  13. olá querida gostaria de saber onde vc comprou esse tear.ja procurei tanto e ñ consigo achar desde agradeço.

    ResponderExcluir
  14. Olá Rafaela,
    Obrigada por sua visita e comentário!
    Tu sabes que eu não lembrava o nome do site onde comprei este tear de bijuterias e faixas, mas eu tinha guardado: www.weteares.com.br
    Porém, ao pesquisar, para responder teu questionamento, não encontrei este site.
    E não tem segredo, tu terás de continuar pesquisando, daqui a pouco vais encontrar o que procuras! Boa sorte!
    Um abraço
    Renata Marengo

    ResponderExcluir
  15. Boa tarde,lindo seu trabalho como faço para comprar esse tear que você usa.Email e roseanilima@hotmail.com desde já agradeço atenção.

    ResponderExcluir
  16. boa tarde, como chama a agulha usada no tear, sei que ela é maior. sabe me indicar onde vende? parabéns pelo trabalho
    obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ana,
      Obrigada por seu comentário!
      Realmente existem agulhas específicas para esse uso que auxiliam muito num melhor desempenho do trabalho! Eu tenho e este é o link para o site onde comprei: http://www.naturaljoias.com.br/loja/advanced_search_result.php?search_in_description=1&keywords=agulha&submit.x=8&submit.y=17
      Mas também preciso dizer que para alguns tipos de trabalhos podemos usar agulha de costura comum. Tudo vai depender da espessura do fio usado e do tamanho do orifício da conta que será empregada.
      Espero ter ajudado!
      Volte sempre que sentir vontade!
      Abraço! E um feliz 2015!

      Excluir

Esse blog adora comentários!! Pode ser dúvida, sugestão, crítica ou elogio! Muito obrigada! Beijo grande! Renata.

Hi! Alright! Very cool that you decided to comment! Thank you! Kisses! Renata.