Aprenda a fazer um tassel e aproveite para conferir o xale feito com fio batik!!

E como prometido voltei para mostrar meu xale feito em crochê usando fio batik da círculo.
Porém, antes vou compartilhar a forma com que produzo um tassel.
Usei três cores diferentes (semelhantes ao xale) de uma linha mais fina, a camila da coats corrente.
O primeiro passo é definir o tamanho que você deseja, por exemplo: eu queria um com 6 centímetros, então usei um gabarito medindo 12 centímetros. A seguir comece a enrolar a linha em torno do gabarito e caso você esteja pensando em fazer dois exatamente iguais é interessante contar o número de voltas, assim eles ficarão com o mesmo volume. 
Feito isso pegue um pedaço de aproximadamente uns 50 centímetros do fio para amarrar o que será o centro do tassel: - primeiro a parte da frente e retiro o trabalho do gabarito com cuidado;

- agora você irá dar a volta no trabalho pegando junto a parte de trás;

                                         
- então aproveite para dar uma ajeitadinha nos fios;

- e agora é só amarrar bem.

- eu gosto deste nó que prende super bem. Preste atenção à fotografia para perceber a posição da linha ;)

O trabalho deve ficar como demonstrado na imagem acima.

Para o próximo passo você irá precisar de mais um pedaço de fio, o tamanho dependerá de quantas voltas você pretende fazer para finalizar seu tassel, em torno de 30 centímetros foi suficiente para mim.  
A posição da linha é fundamental nesse passo. Deixe um laço e coloque a ponta menor na direção contrária á esse laço, então comece a enrolar apertando bem para ficar firme. Depois passe a ponta do fio que você estava enrolando dentro daquele laço que você deixou no início. 
Então puxe as duas pontas e tchanananan você só precisa corta as pontas, pois o acabento ficou escondido dentro desse "enroladinho" ;)
 Agora é só usar sua imaginação para agregar algumas contas e enfeitar o que você quiser. Também fica lindo um varal de tassel!!
Eis o resultado, e daí a importância de não economizar no pedaço de fio que você irá usar para o centro do tassel, para poder prender bem no xale e não faltar um pedacinho na hora H, por exemplo.
A receita desse xale belíssimo se encontra nesse link #mijocrochet
Como você deve ter percebido, para essa peça eu não fiz a borda que consta na receita original. Não por nada, é que acabou o novelo e achei bom esse tamanho!
Um beijo grande e qualquer dúvida é só escrever pra mim arteconsciente.rm@gmail.com
Até breve.
Renata

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Esse blog adora comentários!! Pode ser dúvida, sugestão, crítica ou elogio! Gratidão! E volte sempre que sentir vontade!! Beijo grande! Renata.

Hi! Alright! Very cool that you decided to comment! Thank you! And come back whenever you feel like! Big kiss! Renata.

Postagens mais visitadas desde 2.010

Inscrever-se

O Significado das Cores: Verde

Verde Uma das três cores primárias, o verde tem a cor magenta como sua complementar. Misturado ao azul, produz o ciano; e ao vermelho,...