segunda-feira, 19 de agosto de 2019

O Significado das Cores: Verde

Verde
Uma das três cores primárias, o verde tem a cor magenta como sua complementar. Misturado ao azul, produz o ciano; e ao vermelho, produz o amarelo. No espectro solar¹, encontra-se entre os matizes amarelos e azuis. 
É o ponto ideal de equilíbrio da mistura do amarelo com o azul.
Para Kandinsky (1954, p.67) o verde absoluto é a cor mais calma que existe. Não é o centro de nenhum movimento. Não se acompanha nem da alegria, nem da tristeza, nem de paixão. Não solicita nada, não lança nenhum apelo. Esta imobilidade é uma qualidade preciosa, e sua ação é benfazeja² sobre os homens e sobre as almas aspiram ao repouso. A passividade é o caráter dominante do verde absoluto, mas esta passividade se perfuma de unção, do contentamento de si mesmo.
(Fonte: Pinterest)
 Segundo o historiador de arte alemão Johann J. Winckelmann (1717-1768), tudo o que tinha relação com os deuses marítimos levavam ornamentos verdes da cor do mar. Deriva dessa máxima o fato de os poetas colocarem nos rios cabelos da mesma cor. Em geral, as ninfas cujos nomes se originam da água, Ninphi, Limpha, são assim vestidas nas pinturas antigas.
(Fonte: Pinterest)
Na China, o verde corresponde ao trigrama³ tch'en, que significa o abalo e a tempestade - signo do início da ascensão do Yang - ligando-se também ao elemento Bosque. É a cor da esperança, da força, da longevidade, assim como da imortalidade, simbolizada por ramos verdes. 
No Egito, o coração do faraó morto era substituído por um escaravelho de esmeralda, como símbolo de ressurreição. A verde Irin, antes de tornar-se Irlanda, foi a ilha dos bem-aventurados do mundo céltico.

Pela infinita gama de seus componentes (azul e amarelo) e pela ampla escala de saturação e claridade que possui, o verde reúne as melhores condições para a decoração de interiores. Seu poder tranquilizante e até sedativo, possibilita seu emprego tanto nos ambientes de repouso, como nos de estudo e de trabalho.
(Fonte: Pinterest)
O verde e o amarelo são cores nacionais. Depois da proclamação da república, o decreto que criava a nova bandeira sizia que suas cores simbolizavam "o verde da primavera e o amarelo do ouro". Hoje, a área verde envolvente da bandeira bradileira traz em si a imagem das florestas do país, fazendo ainda lembrar a esperança.
[Fonte: PEDROSA, Israel. Da cor à cor inexistente. 10.ed. Rio de Janeiro. Senac Nacional, 2009. 256p.]


Nota:
  1. Espectro solar: [Física] Espectro de cores visíveis, resultante da decomposição da luz do sol quando refratada ao passar por um prisma: a luz branca é a fusão de todas as cores do espectro solar. [Disponível em https://www.dicio.com.br/espectro-solar/]
  2. Benfazeja é o feminino de benfazejo. O mesmo que: caridosa, benévola, benigna, caritativa, generosa. [Disponível em https://www.dicio.com.br/benfazeja/]
  3. Os Trigramas (卦) (pinyin: guà) são desenhos que correspondem às 8 possibilidades de combinação de Yin Yang em três linhas. São elementos que estruturam o livro chinês I Ching (易經) (pinyin: yì jīng). A representação dos oito trigramas desenhados em torno de um mesmo centro é chamado em chinês de Bagua. [Disponível em: https://pt.wikipedia.org/wiki/Trigrama]


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Esse blog adora comentários!! Pode ser dúvida, sugestão, crítica ou elogio! Muito obrigada! Beijo grande! Renata.

Hi! Alright! Very cool that you decided to comment! Thank you! Kisses! Renata.