segunda-feira, 29 de julho de 2019

O Significado das Cores: Amarelo

Amarelo
Uma das faixas coloridas do espectro solar, o amarelo é também cor fundamental ou primitiva. Uma das três cores primárias, tem o violeta por complementar. É a mais clara das cores e a que mais se aproxima do branco numa escala de tons.

Nas experiências químicas, surge do escurecimento progressivo do branco. Na distinção psicológica de cores quentes e frias, o amarelo é o termo de definição, por ser a cor quente por excelência.

É sabido que o amarelo, desde o Antigo Egito, aparecia nos livros dos mortos, nas decorações de palácios, templos e túmulos, para colorir os corpos femininos, em oposição ao vermelho, empregado para os masculinos. Mas o amarelo também estava ligado ao disco solar e a imagem de Osíris, sendo frequentemente encontrado ao lado do azul nas câmaras funerárias para assegurar a sobrevivência da alma, uma vez que o ouro que ele representava era a carne do sol e dos deuses de ambos os sexos. (Fonte: Livro. Da cor à cor inexistente. Autor: Pedrosa, Israel.)

Em tempo: este post é o primeiro de uma série a respeito das cores e seus significados. E como fonte de inspiração estou usando fotos dos objetos que fazem parte do dia-a-dia no meu trabalho manual.

Qualquer dúvida ou sugestão use os comentários, e-mail ou o formulário de contato, que consta na barra ao lado, para se comunicar!
Abraços
Renata.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Esse blog adora comentários!! Pode ser dúvida, sugestão, crítica ou elogio! Muito obrigada! Beijo grande! Renata.

Hi! Alright! Very cool that you decided to comment! Thank you! Kisses! Renata.