domingo, 1 de maio de 2011

Tiaras de tecido: estilo e delicadeza! E tic tac's de flor: um amor!

Olá pessoal, tudo bem com vocês? 
Quero mostrar umas tiaras que fiz, são práticas e fizeram o maior sucesso!

E alguns dos tecidos que me inspiraram, ou melhor inspiram!
                                    
 Alguns detalhes das peças:










E o qual o material que eu usei?
- uma tira de tecido 36cmx3cm;
-12cm de elático;
-tecido para a flor e um chatom ou botão para fazer o miolo;
-lápis, tesoura, régua, molde, agulha de costura, pincel;
-cola pano; e
-termolina leitosa.


E os tic tac's de flor usando tecido e botão bombê forrado. Um amor!

Um por um para você conferir! O segredo aqui é a combinação dos tecidos, suas cores e estampas.





Obrigada pela visita! Volte sempre! 
E um beijo no coração de todos os seguidores do ArteConsciente.net, 
e também dos queridos leitores que deixam por aqui seus comentários! 
Valeu pela força pessoal!

sábado, 19 de março de 2011

Colar e Pingente usando 4 fios, você sabe fazer? Kumihimo Disk: uma ferramenta que pode ajudar!

     Oi pessoal, tudo certo? - Espero que sim!
     Eu estava quase "pirando", tentando descobrir como fazer aquela trança/cordão de 4 fios, mas estou bem, não se preocupem!!
     Explico: tenho um colar há tempos (esse logo abaixo), já tirei alguns penduricalhos dele e deixei do meu jeito, por isso não queria desmanchá-lo, afim de fazer uma engenharia reversa! Portanto, fui pesquisar na internet...
     ...E achei um site muito legal, holandês. Vocês podem acessar esse link: Yoarra para conferir!
     Encontrei por lá dicas muito interessantes, a primeira delas era um tipo de nó/entrelaçamento, que usei para fazer uns pingentes para futuros chaveiros! Também coloquei algumas fotos do meu passo a passo, bem "enxuto", qualquer dúvida perguntem!


     Enfim descobri como fazer a tão desejada trança/cordão de 4 fios, só um porém: a ferramenta usada é japonesa: Kumihimo Disk! E agora? Improvisei! E o resultado vocês podem conferir nas fotos que selecionei!
Primeiro fiz um pingente com fio de algodão, para testar!
     Depois passei para os colares e como resolvi utilizar fio de seda, precisei modificar o material da minha ferramenta, usei EVA!

Eis o resultado: colares lindos e super exclusivos!

Um close para vocês notarem os detalhes!

     E o acabamento fica por conta da criatividade!! Lembrando sempre que o macramê é uma ótima saída, pois podemos utilizar os nós em uma infinidade de motivos!


   É isso aí pessoal, espero que essa postagem ajude alguém de alguma forma! Lembrando que essa trança/corda de 4 fios pode ser usada de várias formas, como em alças de bolsas por exemplo, é só usar a criatividade!
    E qualquer dúvida estou a disposição, para trocarmos uma idéia!
    Hoje é um dia especial, além de ser o dia do Artesão, portanto Parabéns para todos os artesãos e artesãs que passarem por aqui! Hoje também é dia do ArteConsciente.net , que faz 3 meses de existência! Estou muito feliz com a repercussão, já são milhares de acessos não só do Brasil, como de várias partes do mundo, e muitos recados carinhos e estimulantes, além de seguidores/amigos que conquistei nesse período. Muito obrigada a todos que passaram, passam, estão passando e passarão por aqui! Beijos no coração de todos!!
     



domingo, 30 de janeiro de 2011

Braceletes/Pulseiras feitos em Tear de Bijuterias!

E aí pessoal, tudo bem!
Hoje vou mostrar algumas pulseiras feitas no tear de bijuterias.
Esse tear descobri na internet depois de muito "garimpo"! Ele é super prático e também permite a confecção de faixas. Basta trocar as barras laterais.
O material utilizado para essa pulseira foi: fio encerado (fio do urdume); fio de nylon 0,25 (fio da trama) e miçanguinhas. Para o fecho usei dois terminais grandes; elos grandes e um fecho mosquetão médio (que esqueci de incluir na foto!!).
      Escolhi um motivo simples. Nessa foto um close do processo de produção. 
Gráficos de ponto cruz também podem ser transformados em belos motivos para serem confeccionados no tear.
Esse link http://www.beadtool.net/download.html leva vocês para um programa que permite criar seus próprios gráficos, tem uma versão simplificada grátis para dowload. Essa dica eu encontrei lá no blog da querida Mariana Espindola Kirkpatrick!
Aqui a peça finalizada! E como me interessa tudo relacionado ao artesanato, gosto de misturar técnicas.  Quando planejei essa peça, resolvi que iria terminá-la utilizando macramê: um trabalho manual bastante conhecido e apreciado, que proporciona inteira liberdade de criação, sem restrição a modelos preestabelecidos.
A palavra macramê significa nó e a origem da palavra provavelmente vem do árabe migramah que significa franja ornamental. É uma arte que iniciou na pré-história e foi difundida por marinheiros que utilizavam a técnica para criar objetos marítimos.
Para vocês terem uma idéia de como fica no pulso.
Outros modelos que fiz!
Acho fascinante a infinita possibilidade de motivos e materiais que podemos criar e utilizar.
Essa é uma faixa de cabelo feita em tear, porém esta não fui eu que fiz, mas queria mostrar pra vocês! Comprei numa feira muito legal, num estande do Equador, uma senhora e seu esposo, ele era o responsável pela execução dos projetos lindos e ela pela venda! Uma pena que não fiquei com nenhuma referência deles!

Você quer saber um pouco mais sobre Tear?

A tecelagem é conhecida por ser uma das formas de artesanato mais antigo ainda presente nos dias de hoje.
De forma mais didática possível: Tecelagem é o ato de tecer, entrelaçar fios de trama (transversal) e urdume, ou urdidura, (longitudinal) formando tecidos.
Ninhos de pássaros ou teias de aranhas podem ter servido de inspiração para nossos antepassados, que usavam o princípio da tecelagem entrelaçando pequenos galhos e ramos para construir barreiras, escudos ou cestas. E a partir desse conhecimento, provavelmente, passaram a utilizar novos materiais para produzir os primeiros tecidos rústicos, chegando assim ao vestuário.
É preciso destacar que os estudiosos ainda não definiram a data exata em que nossos ancestrais deixaram as peles e passaram a se vestir utilizando fibras entrelaçadas.
Já o primeiro tear foi algo tão simples quanto uma estrutura vertical construída de galhos. E aos Gregos é atribuída a transferência do tear de posição vertical para a horizontal, e aos Egípcios a fixação dos fios de urdume de modo a facilitar o entrelaçamento dos fios.

Estrura de um tecido plano.




Dicas para usar o tear de miçangas:

Basicamente o tear de miçangas consiste de uma armação que permite manter uma quantidade de fios, denominado de urdume, esticados e eqüidistantes um do outro.

Obrigada pela visita e até a próxima! 
Um beijo no coração de todos e voltem sempre!





Fonte: MOOI, Hetty. Makramee Ideen.
            http://pt.wikipedia.org
        

quinta-feira, 6 de janeiro de 2011

Colares de Correntes produzidas em crochê. Lindos! Quer aprender?

Olá gurias e guris! Tudo legal!
Primeiro quero desejar um  ano cheio de realizações e muito sucesso para todos nós!
Agora quero mostrar para vocês alguns colares que fiz a partir de fios trabalhados em correntinhas de crochê.

Na verdade o modelo que serviu de inspiração foi este:
Ele é simples para ser feito. E pode ser realizado por uma pessoa que está iniciando na arte do crochê, basta ter atenção ao executar as correntinhas, para que fiquem do mesmo tamanho.
   
O material utilizado neste projeto foi: 
- linha para crochê;
- agulha de crochê nº 3,5;
- tesoura e
- 0,50 cm de cordão seda para acabamento.
Lembrando sempre, que o importante é usar a criatividade, teste com as linhas que  tem em casa, você poderá se surpreender com o resultado!

Então, como eu havia comentado, devem ser executados 22 fios de correntinhas com o ponto frouxo. Iniciando com 78cm e aumentando em torno de 6 cm a cada fio.

O acabamento pode ser feito como você achar melhor, existem inúmeras possibilidades. Eu resolvi utilizar o cordão de seda: uni todos os fios e enrolei o cordão finalizando com um nó, e para reforçar você pode usar cola para tecido.

E uma simples regata branca ganhou um charme extra!
Para vocês terem uma idéia de como ficou bacana eu resolvi servir de modelo! 

Acima vocês podem conferir alguns modelos que fiz utilizando outro tipo de fio. 
Deu um efeito muito legal. Também acrescentei contas de cerâmica, cristais de acrílico, pérolas. Enfim, deixei a imaginação me levar!

E para quem ficou curiosa a respeito do fio... resolvi colocar uma fotinho e o nome é Mambo da Aslan Trends.

Muito obrigada pela visita e voltem sempre, em breve novidades no blog!
Estou a disposição para dúvidas, críticas, sugestões, elogios e vendas, é só "falar"!
Bjokas no coração de todos que visitaram este blog! E Até a próxima!
Encomendas através do e-mail: arteconsciente.rm@gmail.com